> Breve Historial

A actual estrutura do Grupo começou a ser desenhada a 14 de Outubro de 2004, data em que se constituiu a MSCAR – Comércio de Automóveis, S.A., com o objectivo de ser a empresa sob a qual o Grupo Marques da Silva (GMS) agruparia toda a actividade comercial automóvel. Em 1 de Abril de 2005 foi formalizada a Cisão de parte dos activos e passivos afectos ao sector automóvel das sociedades:  

Fialgar, Sociedade Algarvia de Automóveis, S.A ;
Nipomotor, Sociedade de Automóveis e Máquinas Agrícolas, S.A;
Formulasul , Sociedade Algarvia de Automóveis, S.A .,
 
e ainda a Fusão por incorporação da totalidade dos activos e passivos da sociedade Farpor – Comércio de Automóveis, S.A, com efeitos a partir de 1 de Abril de 2005 na MSCAR .  

A MSCAR passou então a ser representante de dez marcas de automóveis: Chrysler, Dodge, Jeep, Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Iveco, Honda, Seat e Suzuki

No início do ano de 2002, o Grupo Marques da Silva (GMS), na altura denominado Costa do Golfe, SGPS,S.A., adquiriu 50% da Farauto. Detinha essa empresa, a representação das marcas Opel, Saab, Chevrolet e Isuzu. Em Outubro de 2007, a GMS, S.G.P.S., S.A. adquiriu os restantes 50% do Capital da Farauto passando a deter na totalidade a representação de 14 marcas de automóveis.

Em Abril de 2008 a marca Isuzu passa a ser representada pela MSCAR. Em Agosto de 2008 a SAAB passa igualmente a ser representada pela MSCAR permanecendo na Farauto as restantes 2 marcas: Opel, Chevrolet, mas apenas na sua vertente comercial. Em Setembro de 2008, a MSCAR passa a ser o Reparador Autorizado para o Algarve das marcas Opel e Chevrolet. Em Janeiro de 2009 a MSCAR passa a representar a marca Abarth. Em Agosto de 2009 a MSCAR passa a ser o distribuidor para o Algarve da marca Chevrolet.  

Em Janeiro de 2010 a MSCAR é nomeada representante da marca KIA para o Algarve (distribuidor e reparador autorizado) e a 1 de Abril de 2010 é concretizada a fusão por incorporação da Farauto na MSCAR (com efeitos a partir de Janeiro de 2010) passando então a MSCAR a representar também como distribuidor, a marca Opel no Algarve.

E antes da MSCAR:

 

 FIALGAR, Sociedade Algarvia de Automóveis, S. A.

Foi adquirida em 1980, pelo Sr. José Marques da Silva e pelo Engº António Portela de Morais, uma vez que já existia como representante da Fiat no distrito de Faro. A Fialgar era uma concessão integrada, representando as marcas: Fiat, Lancia e Iveco, onde num mesmo espaço o cliente podia encontrar o salão de exposição, a venda de peças e a assistência técnica.

Dada a dispersão geográfica do Algarve e as fracas estruturas em estradas nos anos 80, tornou-se necessário dividir a região em duas zonas: Barlavento e Sotavento. É então criada a Fialpor em 1985, que era responsável pela comercialização da marca Fiat e Iveco no barlavento algarvio.

Por fusão a Fialpor foi integrada na Fialgar a 1 de Janeiro de 2000, representando as marcas: Fiat, Lancia e Iveco. Em Dezembro do ano 2000, a Fialgar inaugurou na Estrada Nacional 125, em Vale da Venda – Faro, umas instalações integradas para a marca IVECO.

Em 2001 a Fialgar foi nomeada concessionária Alfa Romeo para o distrito de Faro.

Em 1 de Abril de 2005 foi formalizada a Cisão de parte dos activos e passivos afectos ao sector automóvel da sociedade Fialgar, Sociedade Algarvia de Automóveis, S.A (por transferência para a MSCAR) e a Fialgar sofreu alteração de designação e objecto social passando a denominar-se Fialgar – Imobiliária, S.A.

NIPOMOTOR , Sociedade de Automóveis e Máquinas Agrícolas, S.A.  

Foi criada em 1987 com o objectivo de ter a representação da Honda no Algarve. Possuía uma das mais modernas e sofisticadas instalações a nível nacional, prestando uma assistência exemplar às viaturas dos seus clientes, sendo responsável pela comercialização da marca Honda no Algarve. À semelhança dos outros concessionários do Grupo, a Nipomotor integrava nas suas instalações todas as vertentes da sua actividade, ou seja, salão de exposições, venda de peças e assistência técnica.

Em 1992 foi criada a Portonda, empresa responsável pela comercialização da marca Honda no barlavento algarvio, com instalações próprias em Portimão. Em Dezembro de 2003 fez-se a fusão da Portonda na Nipomotor, dando deste modo mais dimensão e solidez à marca Honda.  

Em 1 de Abril de 2005 foi formalizada a Cisão de parte dos activos e passivos afectos ao sector automóvel da sociedade Nipomotor, Sociedade de Automóveis e Máquinas Agrícolas, S.A; (por transferência para a MSCAR) e a Nipomotor sofreu alteração de designação e objecto social passando a denominar-se Nipomotor – Imobiliária, S.A.

FORMULASUL , Sociedade Algarvia de Automóveis, S.A.  

Foi criada em Julho de 1999, tendo sido nomeada concessionária das marcas Chrysler, Jeep e posteriormente da marca Dodge para o distrito de Faro. Inaugurou nesta data, instalações padronizadas pelas marcas, na cidade de Faro, estando integradas: salão de exposição de viaturas novas, exposição de viaturas usadas, vendas de peças e assistência técnica. A inauguração do salão de exposição de vendas de viaturas na cidade de Portimão ocorreu em Julho de 2000, por forma a prestar um serviço competente e contribuindo para a fidelização dos clientes no barlavento algarvio.  

Em 1 de Abril de 2005 foi formalizada a Cisão de parte dos activos e dos passivos afectos ao sector automóvel da sociedade Formulasul , Sociedade Algarvia de Automóveis, S.A (por transferência para a MSCAR) e a Formulasul sofreu alteração de designação e objecto social passando a denominar-se Formulasul – Imobiliária, S.A..

FARPOR, Comércio de Automóveis, S.A.  

A Farpor foi criada em 1991, tendo sido nomeada concessionária da marca Lancia para o sotavento algarvio. Em 1993, a Farpor deixa de ser responsável pela comercialização da marca Lancia, cedendo a sua representação para a associada do Grupo – a empresa Fialgar, S. A .  

Dada a necessidade de um melhor aproveitamento dos recursos do Grupo no barlavento algarvio, a Farpor reiniciou a sua actividade em 1999, como concessionária da marca Seat e como agente da marca Mercedes. À semelhança dos outros concessionários do Grupo, a Farpor integrava nas suas instalações todas as vertentes da sua actividade, ou seja, salão de exposições, venda de peças e assistência técnica.  

A partir de Setembro de 2003, devido ao novo regulamento do sector automóvel, a Farpor deixou de ser agente da marca Mercedes, alargando a sua actividade comercial com a concessão da marca Seat para o sotavento algarvio, inaugurando, em Dezembro de 2003, umas instalações para salão de exposição e oficinas em Faro.

Em 1 de Abril de 2005 foi formalizada a Fusão por incorporação da totalidade dos activos e dos passivos da sociedade Farpor – Comércio de Automóveis, S.A . na sociedade MSCAR.

IPERRENT, Sociedade Comercial de Automóveis, S.A.  

Foi constituída em 1979, e com ela o conceito de Aluguer de Longa Duração (ALD`s). No seu início, além da actividade de aluguer sem condutor, também representava as marcas Honda, Portaro e Daihatsu.

Em 1985 a empresa deixa de ser concessionária das marcas Portaro e Daihatsu, que deixaram de ter importador para Portugal. Em 1987 a Iperrent deixa de ser responsável pela comercialização da marca Honda, cedendo a sua representação para a sua associada, a empresa Nipomotor.

No ano de 1997, a Iperrent foi nomeada concessionária da marca Suzuki para o sotavento algarvio. Tal como as outras concessões do Grupo, integrava todas as vertentes da actividade: salão de exposições, venda de peças e assistência técnica.

A 1 de Abril de 2005, com a fusão/cisão das empresas do Grupo Marques da Silva na empresa MSCAR, a marca Suzuki passou a ser representada por esta empresa.

FARAUTO, Veículos, Equipamentos e Serviços, S A.  

A Farauto iniciou a sua actividade em 1954, quando em Faro abriu a representação da Opel e da Vauxall. Na década de 60 foi inaugurado o stand de exposição Opel em Portimão.  

Em 1997 a Farauto abre nova filial – em Vila Real de Santo António e no ano seguinte a quarta filial – em Albufeira. Nesse mesmo ano de 1998 a Farauto passou a representar a marca Saab abrindo o Stand de Exposição em Faro.  

Em 2004 a Farauto obtém a representação da marca Chevrolet e em Setembro de 2005 a representação da marca Isuzu.  

Em 2008 a Farauto transfere para a MSCAR a representação das marcas Isuzu e Saab bem como a representação de reparador autorizado das marcas Opel e Chevrolet.  

Em Agosto de 2009 a Farauto transfere a representação da marca Chevrolet para a MSCAR.  

A 1 de Abril de 2010 é concretizada a fusão por incorporação da Farauto na MSCAR (com efeitos contabilísticos a partir de 1 de Janeiro de 2010), a Farauto extingue-se ficando a MSCAR com a representação da marca Opel.